A digitalização dos serviços públicos não é novidade. Alguns países são pioneiros nesse processo.
É uma tendência mundial que visa a simplificar o acesso dos cidadãos aos serviços oferecidos pelos governos. Ela possibilita que esses serviços sejam acessados de forma remota, a qualquer hora e em qualquer lugar, sem a necessidade de deslocamento físico ou enfrentar filas em órgãos públicos.
Com apenas alguns cliques, você pode assinar um documento digitalmente, abrir negócio, solicitar uma consulta com um profissional de saúde pública e muitos outros serviços… Se o assunto for algum tipo de vistoria, solicitar o serviço são apenas alguns toques na tela do celular.
As possibilidades são infinitas…
Imagine um serviço público 100% digital !
Diga adeus às senhas, filas e busca por atendimento no balcão em uma sala cheia de pessoas esperando por uma ajuda simples ou complexa. Use folhas de papel apenas quando for absolutamente necessário.
A digitalização dos serviços públicos pode trazer mais comodidade e eficiência às administrações públicas e aos cidadãos. Não há dúvidas de que essa transformação é um passo importante para o futuro.
No escopo da iniciativa do E-Digital Estratégia Brasileira para a Transformação Digital, a digitalização dos serviços públicos do Brasil vai além da desburocratização e da eficiência na entrega.
Segundo estimativas do Ministério da Economia, a digitalização dos serviços públicos já rendeu R$ 4,6 bilhões anuais para cidadãos e aos cofres públicos . A digitalização dos serviços públicos e a consolidação entre os diferentes órgãos públicos podem reverter esse quadro. Gera economia não só para o governo federal, mas também para os estados e municípios.
Nesse sentido, disponibilizamos diversos sites na seção Portal do Servidor que podem auxiliar os servidores públicos no seu dia a dia. São ferramentas simples e práticas que podem otimizar o trabalho de qualquer servidor público, tornando o atendimento ao cidadão mais ágil e eficiente. Acreditamos que a digitalização dos serviços públicos é uma iniciativa que deve ser incentivada e adotada em todos os setores da administração pública brasileira